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Como Fazer Corretamente Abdominal, Dica que Faz a Diferença

Quer fazer abdominal corretamente mais não sabe por onde começar? Sente dores nas costas, pescoço e lombar? Vive tentando várias maneiras para perder a barriguinha ou deixar ela trincada?

Saiba que tudo isso pode ser solucionado se os abdominais forem executados da forma correta.

Os exercícios não somente tonificam a região do abdômen, mas ajudam fortalecer os músculos das costas. Portanto, o objetivo aqui é executar da maneira correta obtendo os benefícios sem ter nenhuma lesão.

A postura correta, o controle da respiração e a quantidade de repetições são fatores que afetam diretamente a eficácia dos exercícios e principalmente no resultado.

Continue acompanhando a leitura, que mostraremos algumas dicas para você fazer abdominal sem ter problemas posteriormente.

 

Veja aqui: Outros exercícios que te ajudaram a trincar o abdômen 

5 dicas essenciais para fazer abdominal corretamente.

1- Cuidado com o pescoço e o movimento chicote.

Muitas pessoas cometem esse erro quando estão fazendo abdominais, jogam a cabeça com força para frente forçando o pescoço na intenção de aproveitar o impulso.

Dessa forma corre o sério risco de lesionar o músculo do pescoço e diminuir a eficiência do exercício.

Ao sair do chão, eleve somente o tronco, procure fazer movimentos mais firmes, mas sem forçar os braços e o pescoço. Mantenha as mãos do lado da cabeça ou sobre ela enquanto estiver elevando o tronco.

2- Cuide da respiração.

A respiração deve ser constante e natural, sempre que possível inspire pelo nariz. Puxe o ar enquanto estiver abaixando em direção ao solo e solte o ar no momento que estiver elevando o tronco.

Os abdominais devem ser feitos com movimentos determinados e sem pressa.

3- As repetições exageradas.

Não é só porque viu aquela foto em uma revista de celebridades daquele famoso com a barriga toda trincada, que vai sair fazendo abdominais sem critérios. O segredo é manter o foco e adequar os exercícios a sua realidade.

Comece fazendo três séries de 20 repetições cada, e gradativamente vai aumentando até chegar na quantidade necessária para conseguir o resultado esperado.

4- Cuidado com a postura.

Ajuste o seu colchonete no chão, cuidado para o piso ser antiderrapante. Ao fazer abdominais, você deve se preocupar com seu posicionamento no solo e também durante o exercício – sobretudo no final da série, quando o cansaço começa a atrapalhar a postura.

Para o abdominal que trabalha a musculatura superior você deverá deitar de barriga para cima, afastar um pouco as pernas e flexionar os joelhos, mantendo os pés bem apoiados no chão.

Mantenha as mãos ao lado da cabeça e eleve moderadamente o tronco, até sentir que sua musculatura abdominal está sendo exigida. Ao voltar em direção ao solo, não encoste os ombros e a cabeça no colchonete.

A postura do abdominal para trabalhar a região inferior do abdômen é a que exige mais cuidado, pois é, a que tem maior potencial para causar dores na região lombar.

Para evitar que isso ocorra, flexione os joelhos e estenda as pernas com calma, evitando tirar totalmente a lombar do chão e tomando cuidado para não realizar movimentos bruscos.

5- Comece pelos movimentos mais básicos.

Elevação das pernas: deitado no colchonete eleve somente as pernas do chão, com isso, irá fortalecer a região inferior do abdômen.

Elevação frontal para trabalhar a região posterior do abdômen. Deitado de costas eleve somente o tronco com as mãos na cabeça.

Elevação lateral irá trabalhar os músculos oblíquos. Deitado de lado, uma mão na cabeça e a outra apoiando no chão.

Portanto, acredito que tenham gostado das dicas, de como fazer corretamente os exercícios abdominal, mas agora, é colocar em prática  e compartilhar com amigos, conhecidos e familiares, para que todos pratiquem de forma saudável uma atividade física.

Charles Nascimento

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